quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

POEMA: ESTRADINHA DA SERRA !!





Autor: Edson Amorim

Estradinha encantada e sinuosa da serra
Teve para mim uma colossal grandeza
Dela levantava cheirosa poeira da terra
E de cima abaixo adornada era pela natureza !

Margeada pela vegetação tão florida
Sobre seus barrancos de rochas cortadas
E curvas tão perfeitas na subida e descida
Como fosse por um artista desenhada !

Estradinha que muitas vezes subi e desci
E cada palmo de seu chão eu conheço
Pois lá no alto da serra eu nasci
E ali foi o meu humilde e querido berço !

Era o caminho que me levava à escolinha
Que logo abaixo da serra ficava
Eu descia agarrado a uma sacolinha
  Onde o caderno e a cartilha carregava !

Pra descer a estradinha era um deleite
Os seus naturais detalhes eu ia observando
Nos lados as samambaias pareciam enfeites
E os musgos nas pedras iam desenhando !

Em um dos barrancos daquela estradinha
Uma mina de transparente água nascia
Ali colocamos uma engenhosa biquinha
E água pura e fresquinha dali se bebia !

E os pássaros me contentavam demais
E ao passar companhia pra mim faziam
Admirava as suas lindas cores ornamentais
  E seus cantos meus ouvidos seduziam !

Estradinha que parecia ao céu me levar
Quando por ela ia subindo devagarzinho
Retornando pra minha casinha depois de estudar
Que no cume da serra, parecia um belo ninho !

À noite aquela estradinha parecia iluminada
Pela luz do luar que no cascalho refletia
Enfeitada pelas ramagens floridas e serenadas
Que pelos barrancos com nobreza escorria !

Lugarejo que soprava uma  brisa amena
E tinha uma maravilhosa vista que encantava
Ali escrevi minha história infantil e serena
                                                Fazendo com alegria o que mais eu gostava !

Ao ir embora, quando aquela serra desci
Em cada curva da estradinha uma lagrima deixei
Naquele natal e querido chão que nasci
Dizendo adeus a simples casinha que morei
Triste emocionado e soluçando pensei
  O quanto seria sofrido viver longe dali !

Estradinha encantada da serra
Lugar onde a natureza versejava
Trazia os versos direto do céu à terra
E o poeta inspirado a poetizava
                                                      Em estrofes que em só belo se encerra
   E Deus Santíssimo a abençoava !!

Nenhum comentário: