terça-feira, 14 de agosto de 2012

POESIA: PAIXÃO PANTANEIRA !!


                                                                      Autor: Edson Amorim

                                    Relembro com carinho e especial saudade
De uma viagem de Chalana que realizei
Embarquei na cidade histórica de Corumbá
E pelo Rio Paraguai,  por três dias, naveguei
Se não bastasse o prazer de apreciar a linda natureza
  Ainda, por uma bela morena pantaneira, me apaixonei !

 A Chalana subiria até Cáceres
Na viagem que foi programada
A morena a bordo era linda e atraente
 E por todos, sua beleza, era admirada
E por ela meu coração bateu forte
E eu peão conquistador e de sorte
Disse-me, que por mim, queria ser beijada !

Caprichei no abraço e no romântico beijo
Depois fui saber que era casada
E em meio ao caminho, onde a Chalana aportou
Ali ela desceu, lugar que também meu coração ficou
Na fazenda ribeirinha, que era sua morada !

Mesmo o som da viola que ali era tocada
Por um bom e alegre violeiro
Meu peito não se consolava por nada
E melancólico, sofria por inteiro
Ainda com o gosto de mel na boca
Daquele traidor beijo derradeiro !

 Ao final daquela inesquecível viagem
Em Corumbá  quase chegando
Meu coração em estado de abandono
Foi  devagar se consolando
Distraído pela linda paisagem e esperanço
De um dia estarmos se reencontrando !

Foi muitiísimo lindo o pouco que durou
Muito me marcando esta viagem
Pelos belos recantos pantaneiros
Lugares que estive de passagem
Não ficou comigo a bela morena
   Mas gravei na mente sua terna imagem !

Ficou também o gosto gostoso
Dos beijos ardentes trocados
Enquanto a apertava fortemente
Com carinho e abraços confortados
Foi como uma cena de filme
Porém, no final, separados
Momentos estes, inesquecíveis
Que no meu coração está guardado !

Velha Chalana também solitária
Com suas singelas instalações
Navegando incansável de norte a sul
 Viu partido muitos outros corações !

Assim como também
Nas suas idas e vindas e vai e vem
Foi palco de olhares cruzados
Que acabaram apaixonados
Deixando saudades em alguém !

E aquela velha chalana encantada
Tenho que eternamente  a homenagear
Se não tivesse nela embarcado
Pra no majestoso pantanal passear
Além das mais lindas paisagens
Que pude extasiado apreciar
Nunca teria conhecido aquela bela morena
  Que veio e ficou, pra sempre marcar !!

Nenhum comentário: