quinta-feira, 21 de maio de 2015

POEMA: O FILHO PRÓDIGO !!






Autor: Edson Amorim

A Parábola do Filho Pródigo
Jesus ensinando contou
Disse que um fazendeiro
Dois filhos homens criou
E o ousado filho mais moço
Contra seu Pai se rebelou !


Exigiu toda a sua herança
E entre eles o Pai dividiu  
Juntou então os seus bens
E pra terra distante partiu
E com paixões gastou tudo
E logo, muito pobre se viu !


E vendo-se pobre e sofrendo
Um trabalho foi procurar
O mais digno que arrumou
Foi pra porcos apascentar
E comer da comida deles
Com fome, chegou a provar !


E passando por humilhações
Que a vil ilusão lhe aprontou
Humilde, se recolheu em si
E da casa do Pai se lembrou
E na abundância de pães
Na mesa dos servos, pensou ! 


Disse então pra si mesmo
Arrependido e necessitado
Bem cedo levantar-me-ei
E irei até meu Pai amado
E direi: Pai pequei contra ti
E contra o Céu sagrado
Já não sou mais merecedor
De teu filho ser eu chamado
E implorando, assim direi:
Aceita-me como empregado ! 

E avistando ao longe o filho
O coração do Pai suspirou
E correndo foi encontrá-lo
Alegre, abraçando o beijou
O filho chorando arrependido
Aos pés do Pai se ajoelhou
E disse: Meu Pai perdoe-me
E o bondoso Pai o perdoou !


E até a sua confortável casa
Abraçado e rindo, o Pai o levou
E chamou logo seus criados
E uma ordem lhes passou
Mate o novilho mais gordo
Assim o Pai lhes ordenou
E após vestir roupas novas
Um anel em seu dedo colocou !


Tendo de volta a Ovelha perdida
O Pai fez uma alegre festança
Regada por vinho e boa comida
E música com animada dança
Celebrava a volta do filho querido
Que revê-lo era sua esperança !


O filho mais velho ao ver a festa
Após do campo ter chegado
Com seu Pai logo foi reclamar
Vendo o irmão assim ser tratado
Disse nunca ter nada ganho
Nem um cabrito pra degustar
E que sempre lhe foi fiel
Dele e da fazenda a zelar !


Mas o bondoso e humilde Pai
Com muito amor lhe respondeu
Filho, você sempre esteve comigo
Tudo que é meu é seu
Seu irmão estava perdido, morto
E hoje, graças a Deus reviveu !!

Nenhum comentário: